Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Serão submetidos à avaliação para apresentação durante o XI EMI trabalhos enquadrados na modalidade: Relato de Experiência e Comunicação Oral.  

A submissão dos trabalhos acontecerá no período de 15 de outubro a 15 de novembro de 2024, exclusivamente por meio da Plataforma dos Anais do Encontro sobre Música e Inclusão e em conformidade com as seguintes especificações:

  • Número máximo de 5 (cinco) autores(as) por trabalho. A Comissão Científica manterá contato com os(as) responsáveis pela submissão por meio do e-mail do(a) autor(a) principal.
  • Apresentação de material original, não publicado ou apresentado anteriormente ao XI EMI;
  • Anonimato total de autoria no corpo do texto, sob pena de exclusão do processo de avaliação;
  • Formatação e diagramação desenvolvidas a partir do template disponível na Plataforma dos Anais do Encontro sobre Música e Inclusão, aba Biblioteca;
  • Normalização das citações e referências de acordo com as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos acadêmicos.

Os(as) membros da Comissão Científica e do Conselho Consultivo do XI EMI podem submeter trabalhos para apresentação, uma vez que o processo de avaliação, conforme disposto no Item 4, preza pela isonomia e integridade do processo avaliativo, uma vez que dá-se por meio de avaliação duplo-cega, realizada por pareceristas voluntários(as) e vinculados(as) à diferentes instituições de Ensino. 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

MODALIDADE RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Serão considerados para a modalidade Relato de Experiência as narrativas, experiências, relatos de atividades e iniciativas realizadas no âmbito da Educação Especial e/ou Inclusiva, alinhadas à temática do Evento e às Sessões Temáticas descritas no Item 2.
  • Estimula-se a participação de profissionais da educação inseridos nos diversos contextos de ensino para submissão de trabalhos, com o intuito de ampliar o diálogo, compartilhamento e reflexão de experiências no âmbito da Educação Inclusiva e/ou Especial. 
  • O conteúdo dos relatos de experiência deve ser estruturado a partir dos seguintes tópicos: descrição geral do relato de experiência; recursos utilizados; resultados; principais desafios e; registros fotográficos. Os conteúdos informados em cada campo estão especificados a seguir:

    • Descrição geral do relato de experiência (máximo de 400 palavras)
      No que consiste a iniciativa? Como ela foi desenvolvida? Quais as motivações para a sua idealização e execução? Quem conduz essa(s) atividade(s)? Quem compõe o público-alvo dessa iniciativa? Qual nível de ensino? Trata-se de contexto público, particular ou do Terceiro Setor? Qual o perfil da(s) pessoa(s) com deficiência envolvidas nesta atividade? Quando essa iniciativa foi realizada?

    • Recursos utilizados (máximo de 100 palavras)
      Quais os recursos materiais e infraestrutura foram utilizados no desenvolvimento desta atividade?

    • Resultados (máximo de 300 palavras)
      Quais os principais  impactos e efeitos positivos percebidos junto aos participantes dessa experiência?

    • Principais desafios (máximo de 200 palavras)
      Quais os principais desafios e aspectos a serem aprimorados no desenvolvimento dessa experiência?

    • Registro(s) fotográfico(s)
      Esta experiência possui registro(s) fotográfico(s)? Se sim, anexe ao formulário. (Quantidade máxima de 5 fotografias).

MODALIDADE COMUNNICAÇÃO ORAL

  • Serão considerados para avaliação na modalidade Comunicação Oral os artigos científicos alinhados ao escopo temático do XI EMI. A formatação dos artigos deve seguir as seguintes especificações:
  • Dimensões do texto: 3.000 a 5.000 palavras (com exceção das referências, apêndices e anexos);
  • Margens: 3,0 cm (superior e esquerda) e 2,0 cm (inferior e direita);
  • Fonte (títulos e corpo do texto): Arial, tamanho 12;
  • Fonte (notas de rodapé, citações longas, títulos e fontes de figuras, gráficos, tabelas e descrições de imagens): Arial, tamanho 10;
  • Espaçamento entre linhas (títulos das seções e corpo do texto): 1,5 linhas;
  • Espaçamento entre linhas (Notas de rodapé, citações longas, títulos e fontes de figuras, gráficos, tabelas e descrições de imagens): Simples.
  • Apenas os trabalhos aprovados na avaliação por pares serão apresentados no XI EMI.

 

Inclusão das pessoas com deficiência: marcos regulatórios e políticas públicas

A ST 1 possui como objetivo reunir trabalhos voltados à discussão, análise e avaliação de princípios e práticas de inclusão dispostos nos marcos regulatórios e políticas públicas de Educação Musical, Educação Especial / Inclusiva. Também admitem-se estudos que versam sobre os seguintes temas: acessibilidade, acessibilidade cultural, acessibilidade arquitetônica, políticas de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, promoção de serviços públicos de saúde e educação, entre outros.

Práticas, recursos e tecnologias na Educação Inclusiva

A ST 2 tem como objetivo reunir estudos descritivos, exploratórios e explicativos de natureza empírica, voltados à descrição, análise e reflexão sobre práticas, produtos, serviços, Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), recursos e tecnologias que viabilizem a inclusão das pessoas com deficiência nos diversos contextos e, sobretudo, nos âmbitos da Cultura e da Educação Musical.

Inclusão em contextos de ensino de música

A ST 3 tem como objetivo reunir trabalhos que possuam, como objeto de estudo, a Educação Especial e Inclusiva da Educação Musical nos seus diversos contextos e campos de realização - escolas regulares, escolas especializadas de música, iniciativas do Terceiro Setor (projetos sociais e comunitários, Organizações Não Governamentais, Associações da Sociedade Civil, entre outros) - no que tange às particularidades dos processos de ensino-aprendizagem e práticas voltadas à inclusão das pessoas com
deficiência e necessidades educacionais específicas.

Demandas e desafios para uma educação musical inclusiva

Diante da notória consolidação dos marcos regulatórios e de práticas inclusivas no âmbito da Educação Musical, a ST 4 objetiva reunir trabalhos voltados à reflexão e compreensão dos elementos que compõem esses processos. A partir de uma abordagem crítica, pretende-se promover discussões que apontem para contribuições teórico-conceituais que dialoguem com a construção da educação inclusiva no âmbito da educação musical, respeitando os múltiplos contextos e particularidades de suas implementações.

Política de Privacidade

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