MUSIN – MÚSICA E INCLUSÃO:
um projeto de educação musical inclusiva
Palavras-chave:
Educação Musical, Inclusão e Acessibilidade, Ensino e Escola Básica.Resumo
A partir de uma política de extensão adotada pela UFRN, os alunos da matéria de Música e Educação Especial I, elaboraram um projeto chamado Musin (Música e Inclusão). A partir de discussões em sala de aula os alunos acreditam que se faz necessário promover maiores debates acerca da acessibilidade e inclusão em sala de aula. Foi percebido um déficit na formação dos docentes relacionada a inclusão, que deve ser uma questão trabalhada. A partir de depoimentos de colegas com deficiência e professores nota-se a importância de criar ferramentas de possibilidades de trabalho para que possa gerar uma sensibilização e transformação no meio social e escolar. Foram realizadas Duas reuniões de planejamento para criação do projeto, com separação de três grupos responsáveis por partes diferentes do projeto; uma reunião com a professora Adeilza Gomes da Silva, professora coordenadora do Formarts (grupo de formação de professores de artes do município de Natal/RN), para exposição do projeto; após a confirmação do local e público, foi feito um levantamento bibliográfico para o embasamento teórico. Cada grupo se reuniu para elaboração dos respectivos materiais. Esse projeto é um curso de quatro horas de duração que será realizado dia 10 de julho na reunião do Formarts, com o objetivo de ajudar a difundir ferramentas e discussões sobre a inclusão de crianças e adolescentes com deficiências no ambiente escolar. O curso é dividido em três partes: a primeira parte consiste em uma palestra que contextualiza a inclusão de pessoas com deficiência da educação básica pública de Natal-RN, com duração de uma hora. A segunda parte consiste em um jogo inclusivo de tabuleiro que proporciona vivências coletivas relacionados a diversos tipos de deficiência, o intuito do jogo é promover estratégias pedagógicas de conscientização voltadas à área da arte/música. Por fim, foi elaborado um material virtual (Site) contendo o jogo de tabuleiro, os slides da palestra, entrevistas com frequentadores de projetos da Escola de Música da UFRN, alunos com deficiência visual e docentes. Nessas entrevistas foi relatado a experiência individual dentro e fora dos projetos da EMUFRN, como o “Som azul” e “Esperança Viva”. Além disso, o site contém informações sobre projetos ligados ao SEMBRAIN e outros projetos inclusivos. Com esse projeto espera-se que haja um incentivo à procura de informações sobre o ensino inclusivo, além de estimular as práticas educacionais artísticas inclusivas.
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