MUSIN – MÚSICA E INCLUSÃO:

um projeto de educação musical inclusiva

Autores

  • Ila Lewtchuk UFRN
  • Ester Nunes Santos
  • Pamella Carneiro Silva
  • Matheus da Silva Vasconcelos
  • Ana Claudia de Melo Siqueira

Palavras-chave:

Educação Musical, Inclusão e Acessibilidade, Ensino e Escola Básica.

Resumo

A partir de uma política de extensão adotada pela UFRN, os alunos da matéria de Música e Educação Especial I, elaboraram um projeto chamado Musin (Música e Inclusão). A partir de discussões em sala de aula os alunos acreditam que se faz necessário promover maiores debates acerca da acessibilidade e inclusão em sala de aula. Foi percebido um déficit na formação dos docentes relacionada a inclusão, que deve ser uma questão trabalhada. A partir de depoimentos de colegas com deficiência e professores nota-se a importância de criar ferramentas de possibilidades de trabalho para que possa gerar uma sensibilização e transformação no meio social e escolar. Foram realizadas Duas reuniões de planejamento para criação do projeto, com separação de três grupos responsáveis por partes diferentes do projeto; uma reunião com a professora Adeilza Gomes da Silva, professora coordenadora do Formarts (grupo de formação de professores de artes do município de Natal/RN), para exposição do projeto; após a confirmação do local e público, foi feito um levantamento bibliográfico para o embasamento teórico. Cada grupo se reuniu para elaboração dos respectivos materiais. Esse projeto é um curso de quatro horas de duração que será realizado dia 10 de julho na reunião do Formarts, com o objetivo de ajudar a difundir ferramentas e discussões sobre a inclusão de crianças e adolescentes com deficiências no ambiente escolar. O curso é dividido em três partes: a primeira parte consiste em uma palestra que contextualiza a inclusão de pessoas com deficiência da educação básica pública de Natal-RN, com duração de uma hora. A segunda parte consiste em um jogo inclusivo de tabuleiro que proporciona vivências coletivas relacionados a diversos tipos de deficiência, o intuito do jogo é promover estratégias pedagógicas de conscientização voltadas à área da arte/música. Por fim, foi elaborado um material virtual (Site) contendo o jogo de tabuleiro, os slides da palestra, entrevistas com frequentadores de projetos da Escola de Música da UFRN, alunos com deficiência visual e docentes. Nessas entrevistas foi relatado a experiência individual dentro e fora dos projetos da EMUFRN, como o “Som azul” e “Esperança Viva”. Além disso, o site contém informações sobre projetos ligados ao SEMBRAIN e outros projetos inclusivos. Com esse projeto espera-se que haja um incentivo à procura de informações sobre o ensino inclusivo, além de estimular as práticas educacionais artísticas inclusivas.

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Publicado

07-03-2024

Como Citar

Lewtchuk, I., Nunes Santos, E. ., Carneiro Silva, P. ., da Silva Vasconcelos, M. ., & de Melo Siqueira , A. C. . (2024). MUSIN – MÚSICA E INCLUSÃO:: um projeto de educação musical inclusiva. Anais Do Encontro Sobre Música E Inclusão, 1(1). Recuperado de https://ojs.musica.ufrn.br/emi/article/view/102

Edição

Seção

Inclusão em contextos de ensino de música

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