MÚSICA E INCLUSÃO NO CURSO DE MÚSICA – LICENCIATURA DA UFC/SOBRAL:

entre ações e possibilidades

Autores

  • Jonatas Souza e Silva Prefeitura Municipal de Horizonte
  • João Emanoel Ancelmo Benvenuto Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Educação Musical Inclusiva, Educação Musical Especial, Música e Inclusão no Ensino Superior

Resumo

Este trabalho visa apresentar as ações desenvolvidas no curso de Música - Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral, tendo como foco de atuação a área da educação musical inclusiva. A justificativa ocorre a partir das percepções de agentes do curso, docentes e discentes, no que diz respeito às carências formativas do educador musical frente às especificidades da inclusão. Portanto, o objetivo principal desta pesquisa busca identificar as ações promovidas voltadas para o fortalecimento do campo da educação musical inclusiva na instituição. Para tanto, os objetivos específicos observaram: a) o reconhecimento das atividades curriculares existentes, além do fomento às discussões iniciais sobre a inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior e; b) o planejamento de ações de curto, médio e longo prazo adotadas no currículo do curso de Música da UFC/Sobral nos eixos de ensino, pesquisa e extensão. Com relação aos aspectos metodológicos, compreende-se que o universo desta pesquisa abrange o curso de Música - Licenciatura da UFC, Campus Sobral. O método escolhido foi a pesquisa-ação, uma vez que “o observador e seus instrumentos desempenham papel ativo na coleta, análise e interpretação dos dados.” (GIL, 1987, p. 49). A pesquisa-ação tem a reflexão como elemento fundamental, proporcionando o diálogo entre teorias e práticas de ensino/aprendizagem, de modo colaborativo e participativo (ALBINO e LIMA, 2010). De acordo com Thiollet (1985, p. 14), a pesquisa-ação "[...] é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos do modo cooperativo ou participativo". No que trata do procedimento de coleta de dados, explicita-se que partiu de um levantamento documental e reflexivo em torno das ações voltadas para o desenvolvimento da educação musical inclusiva no curso de Música da UFC/Sobral. Dentre os resultados alcançados, listam-se as seguintes ações catalogadas no decorrer da investigação: a) as experiências de atuação dos discentes na disciplina de Estágio Supervisionado, a partir do ano de 2014, em instituições especializadas no atendimento de pessoas com deficiência, tais como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade de Sobral/CE e a Casa do Autista de Sobral, além de intervenções pontuais junto às salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas municipais de Sobral; b) a oferta da oficina de Introdução à Musicografia Braille no evento da Mostra EncontraMus do curso de Música da UFC/Sobral no ano de 2018; c) os diálogos promovidos a partir de seminários junto ao componente de Estágio Supervisionado do curso de Música da UFC/Sobral sobre o tema "Música e Inclusão", nos anos de 2019 e 2020; d) a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso abordando a temática da educação musical inclusiva a partir do ano de 2019 e; e) a gravação do Programa Diálogos Musicais sobre o tema Educação Musical Inclusiva, no ano de 2021. Com base em tais experiências e reflexões em torno da temática da educação musical inclusiva, viu-se a necessidade de estruturar tal discussão de forma contínua e permanente junto do curso de Música da UFC/Sobral. Para vislumbrar esse fortalecimento, articulou-se um conjunto de estratégias de curto, médio e longo prazo, a saber: a) a criação e aprovação nas instâncias da UFC da disciplina optativa de "Educação Musical Inclusiva" no ano de 2021.1, sendo ofertada no currículo da referida instituição no semestre de 2022.2. Aqui ressalta-se da pretensão em tornar esse componente curricular obrigatório no Projeto Pedagógico do Curso (PPC, 2018) da UFC/Sobral, visando alcançar todos os discentes do curso; b) outra ação em andamento neste ano de 2023, diz respeito ao registro do projeto de Educação Musical Inclusiva junto à Pró-Reitoria de Extensão (PREx) da UFC, com o propósito de ampliar o campo de atuação dos discentes envolvidos e, também, promover atividades musicais inclusivas para a comunidade em geral; c) a partir do ano de 2023, houve o interesse pela divulgação das iniciativas que fomentam o desenvolvimento da educação musical inclusiva no curso de Música da UFC/Sobral em eventos científicos da área de Música/Educação Musical e; por fim, d) no ano de 2024, pretende-se realizar a organização de um evento regional, apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o intuito de promover discussões sobre educação musical inclusiva no âmbito da Educação Básica. Ao avaliar a trajetória das discussões e atividades promovidas voltadas para o fortalecimento da Educação Musical Inclusiva no âmbito do curso de Música-Licenciatura da UFC/Sobral, é possível entrever a existência de uma política pública que está sendo gradativamente implementada, tendo como ganhos uma maior sensibilização e preparação na formação discente da instituição para às perspectivas da inclusão.

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Publicado

07-03-2024

Como Citar

Souza, J., & Emanoel, J. (2024). MÚSICA E INCLUSÃO NO CURSO DE MÚSICA – LICENCIATURA DA UFC/SOBRAL:: entre ações e possibilidades. Anais Do Encontro Sobre Música E Inclusão, 1(1). Recuperado de https://ojs.musica.ufrn.br/emi/article/view/95

Edição

Seção

Demandas e desafios para uma educação musical inclusiva

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