ENSINO DE MÚSICA E EDUCAÇÃO INTEGRAL NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO:
inclusão, função social e direitos humanos
Palavras-chave:
Educação Musical, Educação Integral, Direitos HumanosResumo
Há 15 anos da lei sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, esta prática não existe em muitas delas. O currículo da rede municipal de educação da cidade de São Paulo, em contexto de educação em tempo integral do programa mais educação oferta atividades extra curriculares com várias linguagens. A música precisa ser contemplada como uma das linguagens da disciplina de Artes, no currículo regular. Sabe-se que, o direito humano à educação musical vem sendo negado, e os estudantes privados dos benefícios que esta traz para o seu desenvolvimento pleno; como o convívio com a diversidade, o diálogo intercultural e diferentes modos de percepções sobre si e o mundo, portanto o desenvolvimento de um pensamento crítico, autonomia e protagonismo social. A musicalidade e suas vivências são parte do cotidiano escolar, numa relação dialética entre currículo, culturas e sociedade. A educação musical traz consigo uma função social importante, numa interface com a educação em direitos humanos, na utopia de resultar em sujeitos críticos. Assim, a educação musical no currículo não pode ser um direito negado. Com metodologia qualitativa, baseado em pesquisação participante e narrativa sobre a implementação do projeto de ensino de música na educação integral, “Mais Educação São Paulo”, em uma escola pública de ensino fundamental, para estudantes com ou sem deficiência, este trabalho tem o objetivo de mostrar a impotância da educação musical na inclusão e na emancipação dos sujeitos, evidenciando seus benefícios para a aprendizagem.
Palavras-chave: Currículo, Educação Musical, Educação Integral, Inclusão, Direitos Humanos.
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