CRIANÇA AUTISTA E EDUCAÇÃO MUSICAL:

estratégias pedagógicas e reflexões

Autores

Palavras-chave:

Autismo, Educação Musical Especial, Estratégias pedagógicas

Resumo

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades de comunicação social e de comportamentos desde a primeira infância. Não possui cura, mas pode ser auxiliado por meio de diversas intervenções, incluindo aí, a Educação Musical Especial, área que trata do ensino e do aprendizado de música para pessoas com deficiência e que possui estratégias específicas de ensino, de acordo com o público atendido. Neste sentido, este trabalho, fruto de uma monografia de conclusão do curso de licenciatura em Música, teve como objetivo identificar estratégias da Educação Musical Especial para o trabalho com crianças autistas, por meio da busca por tais estratégias em literatura produzida por autores considerados referência na área e de uma investigação empírica, procedida por meio de 5 aulas ministradas pela pesquisadora, no contexto da Educação Musical Especial, para uma criança autista, avaliadas por meio de uma escala, a fim de verificar a eficácia das estratégias identificadas e aplicadas. As estratégias encontradas na literatura, tais como valer-se de rotinas e regras, organizar o ambiente eliminando fontes de distração, utilizar recursos concretos e visuais - do cotidiano do aluno, contar com um adulto colaborador, fornecer reforço positivo e ainda as estratégias propostas durante a pesquisa, como por exemplo, contação de história,  aquecimento vocal, uso de canções de comando, uso de regência  e associação de comandos gestuais com instruções verbais; foram eficazes no sentido de promover desenvolvimento musical e também geral no participante investigado. Este trabalho pode contribuir com a Educação Musical Especial ao apontar um leque de estratégias e reflexões que podem ser replicadas, aprimoradas e exploradas.

 

Biografia do Autor

Gleisson Oliveira, UERN

Educador Musical e Musicoterapeuta. Professor da Faculdade de Letras e Artes (FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutor, Mestre e Licenciado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Musicoterapia pela Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATECPR), através do Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa (IFEP). Pesquisador das relações entre a música e o desenvolvimento humano, com ênfase nos efeitos da música em pessoas com autismo. 

Brunna Amorim, UERN

Licenciada em Música pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 

Referências

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Publicado

07-03-2024

Como Citar

Oliveira, G., & Amorim, B. (2024). CRIANÇA AUTISTA E EDUCAÇÃO MUSICAL:: estratégias pedagógicas e reflexões. Anais Do Encontro Sobre Música E Inclusão, 1(1). Recuperado de https://ojs.musica.ufrn.br/emi/article/view/90

Edição

Seção

Práticas, recursos e tecnologias na Educação Inclusiva

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