CRIANÇA AUTISTA E EDUCAÇÃO MUSICAL:
estratégias pedagógicas e reflexões
Palavras-chave:
Autismo, Educação Musical Especial, Estratégias pedagógicasResumo
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades de comunicação social e de comportamentos desde a primeira infância. Não possui cura, mas pode ser auxiliado por meio de diversas intervenções, incluindo aí, a Educação Musical Especial, área que trata do ensino e do aprendizado de música para pessoas com deficiência e que possui estratégias específicas de ensino, de acordo com o público atendido. Neste sentido, este trabalho, fruto de uma monografia de conclusão do curso de licenciatura em Música, teve como objetivo identificar estratégias da Educação Musical Especial para o trabalho com crianças autistas, por meio da busca por tais estratégias em literatura produzida por autores considerados referência na área e de uma investigação empírica, procedida por meio de 5 aulas ministradas pela pesquisadora, no contexto da Educação Musical Especial, para uma criança autista, avaliadas por meio de uma escala, a fim de verificar a eficácia das estratégias identificadas e aplicadas. As estratégias encontradas na literatura, tais como valer-se de rotinas e regras, organizar o ambiente eliminando fontes de distração, utilizar recursos concretos e visuais - do cotidiano do aluno, contar com um adulto colaborador, fornecer reforço positivo e ainda as estratégias propostas durante a pesquisa, como por exemplo, contação de história, aquecimento vocal, uso de canções de comando, uso de regência e associação de comandos gestuais com instruções verbais; foram eficazes no sentido de promover desenvolvimento musical e também geral no participante investigado. Este trabalho pode contribuir com a Educação Musical Especial ao apontar um leque de estratégias e reflexões que podem ser replicadas, aprimoradas e exploradas.
Referências
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