PROJETO CORAL TERAPEUTICO

atividade de musicoterapia e educação musical especial, para inclusão social de crianças com desenvolvimento atípico, numa escola do centro de Teresina - PI

Autores

  • Aniele Moura Rodrigues Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Palavras-chave:

Inclusão social, Projeto coral, Educação especial, Musicoterapia

Resumo

A temática deste artigo é sobre a inclusão social de crianças com desenvolvimento atípico, numa escola do centro de Teresina – PI, por meio do projeto Coral Terapêutico, observando a relação didática entre a educação especial e musicoterapia. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como ocorre o processo de inclusão social das crianças com desenvolvimento atípico, sendo empregada a prática coral, analisando as didáticas entre a educação especial e a musicoterapia, utilizadas no projeto. Com relação aos objetivos específicos podemos elencar os seguintes: refletir de que forma o projeto coral terapêutico inclui socialmente a criança com desenvolvimento atípico; discutir as diferenças e semelhanças da educação musical especial e da musicoterapia; observar as didáticas para cada criança realizando adaptações pedagógicas necessárias. Este artigo é um relato de experiência, que foi pensado desde 2018, em uma escola do centro de Teresina e ocorreu da necessidade de efetivar um projeto musical de inclusão social, para as crianças com desenvolvimento atípico da escola. A partir dessa experiência podemos esclarecer a relação entre educação musical especial e musicoterapia como também, crianças mais motivadas e incluídas socialmente por meio do projeto.

Referências

ARANHA, Maria Salete Fábio. Educação inclusiva: transformação social ou retórica? In: OMOTE, Sadao (Org.). Inclusão: intenção e realidade. Marília, SP: Fundepe, 2004.

BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade: educação e reeducação. 2. ed. Blumenau: Acadêmica, 2000.

BIRKENSHAW-FLEMING, Lois. Music for all: teaching music to people with special needs. Toronto, Canadá. Gordon Thompsom Music, 1993.

BRUSCIA, Kenneth E.. Definindo a musicoterapia. 2. ed. Rio de Janeiro: Enelivros, 2000. 312 p. Tradução de: Mariza Velloso Fernandez Conde

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educacionais Especiais, 1994, Salamanca-Espanha.

FUCCI AMATO, Rita de Cássia. Música e políticas socioculturais: a contribuição do canto coral para a inclusão social. Opus, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 91-109, jun. 2009.

JOLY, Ilza Zenker Leme. Educação e Educação Musical: Conhecimentos para compreender a criança e as suas relações com a música. In: HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (org.). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003. p. 113-125.

KARAGIANNIS, Anastasios; STAINBACK, William; STAINBACK, Susan. Fundamentos do ensino inclusivo. In: STAINBACK, William; STAINBACK, Susan (Org.). Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.

RODRIGUES, David. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

SOARES, L. Formação e Prática Docente Musical no Processo de Educação Inclusiva de Pessoas com Necessidades Especiais. Dissertação de mestrado. São Carlos: UFSCar, 2006.

VILLA-LOBOS, Heitor. Villa-Lobos por ele mesmo. In: Ribeiro, J.C.(Org). O pensamento vivo de Villa-Lobos. São Paulo: Martin Claret, 1987.

Downloads

Publicado

06-04-2022

Como Citar

Rodrigues, A. M. . (2022). PROJETO CORAL TERAPEUTICO: atividade de musicoterapia e educação musical especial, para inclusão social de crianças com desenvolvimento atípico, numa escola do centro de Teresina - PI. Anais Do Encontro Sobre Música E Inclusão, 205–217. Recuperado de https://ojs.musica.ufrn.br/emi/article/view/9