PROJETO CORAL TERAPEUTICO
atividade de musicoterapia e educação musical especial, para inclusão social de crianças com desenvolvimento atípico, numa escola do centro de Teresina - PI
Palavras-chave:
Inclusão social, Projeto coral, Educação especial, MusicoterapiaResumo
A temática deste artigo é sobre a inclusão social de crianças com desenvolvimento atípico, numa escola do centro de Teresina – PI, por meio do projeto Coral Terapêutico, observando a relação didática entre a educação especial e musicoterapia. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como ocorre o processo de inclusão social das crianças com desenvolvimento atípico, sendo empregada a prática coral, analisando as didáticas entre a educação especial e a musicoterapia, utilizadas no projeto. Com relação aos objetivos específicos podemos elencar os seguintes: refletir de que forma o projeto coral terapêutico inclui socialmente a criança com desenvolvimento atípico; discutir as diferenças e semelhanças da educação musical especial e da musicoterapia; observar as didáticas para cada criança realizando adaptações pedagógicas necessárias. Este artigo é um relato de experiência, que foi pensado desde 2018, em uma escola do centro de Teresina e ocorreu da necessidade de efetivar um projeto musical de inclusão social, para as crianças com desenvolvimento atípico da escola. A partir dessa experiência podemos esclarecer a relação entre educação musical especial e musicoterapia como também, crianças mais motivadas e incluídas socialmente por meio do projeto.
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