FORMAÇÃO DOCENTE E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL PARA A PESSOA SURDA

Autores

Palavras-chave:

Educação musical especial, Formação de professores, Musicalização, Keith Swanwick, Surdez

Resumo

A surdez não é um empecilho para a vivência musical, contudo, há escassez de metodologias específicas e de formação docente que conduzam o ensino e a aprendizagem desses estudantes. Discutimos a Educação Musical Especial baseadas em revisão bibliográfica, na pedagogia do Swanwick pelo C(L)A(S)P e em um relato de experiência. Colocamos em evidência os benefícios da música para o desenvolvimento dos estudantes surdos, por essa razão, destacamos a necessidade de aulas adaptadas com estímulos vibráteis, táteis e visuais, conduzidas em Libras, o que tende a potencializar a aproximação do estudante surdo a música.

Biografia do Autor

Ana Roseli Paes dos Santos, Universidade Federal do Tocantis

Pesquisadora Produtividade do CNPq. Bacharel em Música pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas,1996), mestre em Educação na área de formação de professores de música pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas, 2008) e doutora em Estudos da Criança na Especialidade da Educação Musical pela Universidade do Minho/Portugal (2014). Atualmente faz parte do corpo docente efetivo da Universidade Federal do Tocantins, como professora Adjunta e coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Música. Colaboradora na Pós-graduação em Música da Universidade Federal de São João del-Rei. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Instrumentos Musicais da Universidade Federal da Bahia/UFBA e do Instituto de Etnomusicologia/INET-md da Universidade de Aveiro/Portugal. Coordenadora e líder do Gabinete de Investigação em Educação Musical (Grupo CNPq) vinculado a Universidade Federal do Tocantins, onde orienta e desenvolve pesquisas sobre processos de ensino de música para as escolas públicas regulares, subsídios pedagógicos para a formação de educadores musicais e práticas nativas de ensino e de aprendizagem instrumental. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Educação Musical e Ensino Instrumental em Grupo, atua na docência e na pesquisa principalmente nos seguintes temas: ensino em grupo, educação musical, ensino/aprendizagem de instrumento de cordas, formação de professores de música, música popular e tradicional. Foi bolsista da Pró-Reitoria de Pesquisa/UNICAMP, do CNPq e da Capes Exterior/BEX.

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Publicado

07-03-2024

Como Citar

Martins, A. C. dos S., & Paes dos Santos, A. R. . (2024). FORMAÇÃO DOCENTE E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL PARA A PESSOA SURDA. Anais Do Encontro Sobre Música E Inclusão, 1(1). Recuperado de https://ojs.musica.ufrn.br/emi/article/view/96

Edição

Seção

Demandas e desafios para uma educação musical inclusiva

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