PROMOVENDO A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO:

estratégias, experiências e desafios

Autores

  • Luis Dantas UFRN

Palavras-chave:

Educação especial; educação inclusiva; música; diversidade.

Resumo

O texto aborda a importância da Educação Inclusiva na disciplina de Música e Educação Especial. Tem como objetivo auxiliar educadores a promover um ambiente educacional inclusivo, atendendo às necessidades individuais de todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou características específicas. São destacadas estratégias diversificadas e boas práticas, como a realização de aulas teóricas, rodas de conversa, análise de documentos e implementação de atividades para fortalecer a prática pedagógica. São mencionados os princípios da Educação Especial, como igualdade de oportunidades, inclusão, individualização, colaboração e valorização das potencialidades dos alunos. São discutidos os desafios da educação inclusiva, como a falta de recursos e infraestrutura adequada, a formação limitada dos professores, as barreiras sociais e atitudes discriminatórias, a individualização do ensino e a parceria com as famílias. Por fim, são estratégias e boas práticas na promoção da inclusão, como o planejamento inclusivo, a adaptação de materiais e atividades, o ensino diferenciado e a criação de um ambiente acolhedor e inclusivo.

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Publicado

07-03-2024

Como Citar

Dantas, L. (2024). PROMOVENDO A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO: : estratégias, experiências e desafios. Anais Do Encontro Sobre Música E Inclusão, 1(1). Recuperado de https://ojs.musica.ufrn.br/emi/article/view/99

Edição

Seção

Inclusão em contextos de ensino de música

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