Um O ENSINO DO VIOLINO PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN:

um estudo de caso

Autores

  • Thais Carneiro Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Síndrome de Down; Aprendizado musical; Inclusão musical.

Resumo

A presente pesquisa trata do ensino do violino no contexto específico para alunos com Síndrome de Down. Tem como objetivo principal experimentar e desenvolver metodologia no ensino do violino para pessoas com Síndrome de Down, assim como observar o aprendizado musical e mudanças comportamentais dos alunos que participam do projeto, preparando-os para ingressar nos cursos técnicos da escola. Esta pesquisa está inserida no projeto de extensão desenvolvido na Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) chamado “O ensino da música através do
violino para pessoas com deficiência visual”. A metodologia aplicada foi estudo de caso, com a coleta de dados realizada por meio de observações nas aulas e nas atividades desenvolvidas. Os resultados são satisfatórios no aprendizado; promoveuse a inclusão da aluna nas atividades do grupo de violino da escola, onde percebe-se claramente a satisfação em estar inserida na comunidade musical da EMUFPA. Esta pesquisa divulga a Inclusão social e musical que a escola realiza, abrindo caminho
para que outras pessoas com Síndrome de Down e com outras deficiências, se aproximem e ingressem na escola; além de trazer novos dados científicos, enriquecendo a literatura do tema abordado.

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Publicado

07-03-2024

Como Citar

Carneiro, T. (2024). Um O ENSINO DO VIOLINO PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN: : um estudo de caso. Anais Do Encontro Sobre Música E Inclusão, 1(1). Recuperado de https://ojs.musica.ufrn.br/emi/article/view/103

Edição

Seção

Inclusão em contextos de ensino de música

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