AULA DE MÚSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA:

do planejamento à realidade

Autores

  • Nathalia Gabriella Fernandes Aguiar UFRN

Palavras-chave:

inclusão, planejamento, musicalização, deficiência, Projeto Esperança Viva

Resumo

Este trabalho possui o objetivo de analisar as experiências de planejamento nas aulas de musicalização do Projeto Esperança Viva. Mais especificamente, compreender sua importância para o desenvolvimento do estudante e descrever as ações do processo de planejamento no contexto estudado. Como metodologia, aplicou-se a revisão bibliográfica e observação participante, analisando a problemática a partir do viés qualitativo e caracterizando-se como uma pesquisa-ação. Como conclusão, percebeu-se o ato de planejar com intencionalidade e possuindo como princípios “como”, “para que”, “o que” e “para quem” auxilia na construção efetiva do conhecimento ao mesmo tempo em que o docente se reinventa na ação pedagógica.

Referências

ARRUDA, Heloisa Paes de Barros. Planejamento e plano de aula na educação: histórico e a prática de dois professores. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 241-265, jan/jun. 2015. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4269. Acesso em: 08 jun. 2022.

FARIAS, Isabel Maria Sabino et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. 3 ed. Brasília: Liber, 2011, p. 107-136.

FONSECA, Maurício Eslabão da; SILVA, Raiane Silmara Nascimento. Contribuição do projeto Esperança Viva para a formação de docentes e alunos com deficiência. In: XIII Encontro Regional Nordeste da ABEM, v. 2, 2016, Teresina. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ernd/v2/papers/1995/public/1995-6923-1-PB.pdf. Acesso em: 21 jul. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

PACHECO, José, et al. Caminhos para a inclusão: um guia para o aprimoramento da equipe escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007. 232p.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do

trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do

trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=zUDsAQAAQBAJ&lpg=PA13&ots=dc11ggwaDM&dq=info%3A0x5-9P1eCQ8J%3Ascholar.google.com&lr&pg=PA1#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 08 jun. 2023.

Downloads

Publicado

07-03-2024

Como Citar

Fernandes Aguiar, N. G. (2024). AULA DE MÚSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: : do planejamento à realidade. Anais Do Encontro Sobre Música E Inclusão, 1(1). Recuperado de https://ojs.musica.ufrn.br/emi/article/view/91

Edição

Seção

Inclusão em contextos de ensino de música

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)